quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Quebrando com estigmas!!!

Olá amigos, estamos aqui de novo... Hoje iniciei a quarta semana depois da gastroplastia. Comecei com alimentação pastosa, pude comer um biscoito cream craker de manhã, com 80ml de leite. No almoço uma colher de sopa de purê de batatas, 50ml de caldo de feijão e 1/2 ovo cozido amassado... Nossaaaaaaa... Nunca pensei que fosse me sentir tão cheia com tão pouco!!! Parecia que eu havia comido uma vaca inteira... A sensação foi de bastante mal estar, mas é normal, pois meu organismo está se acostumando!
Mas vale a pena, pois é impressionante como a nossa sociedade cria estigmas pra nós. A gordura vira ponto de referência e parece que todo o resto de nós desaparece... É aquela velha história: "O banheiro? Tá vendo aquela moça ali... Aquela GORDINHA? É a porta ao lado dela!" Naquele momento, não importa se somos simpáticas, inteligentes, bonitas, agradáveis... Tudo parece que some!!! E as vezes as pessoas não se dão conta do quanto são cruéis!
Ainda me lembro de um fato que ocorreu na minha infância. Eu ia pra escola, tinha 11 anos e já era bem gordinha. Do outro lado da rua, vinha uma jovem senhora com sua filhinha de mais ou menos 4 anos. A menina estava muito fora de seu peso e devorava selvagemente um pacote de biscoito recheado. De repente a mãe da menina deu um sacolejão nela e disse:" _ para de comer esse biscoito dessa forma, você quer explodir igual aquela garota ali" (apontando pra mim do outro lado da rua)? É, eu só tinha 11 anos, e me senti como um NADA.
Isso nos faz repensar nossas atitudes. Esta semana mesmo, vi uma reportagem que me surpreendeu, de forma negativa: "SOU GORDA E ME ORGULHO". Eu, do alto do meu IMC 45, achei isso uma afronta. Não consigo acreditar que isso possa ocorrer. Acredito sim no SOU GORDA, MAS NÃO DEIXO DE VIVER... Ou ainda SOU GORDA MAS ME AMO! Agora orgulho é outra coisa. Obesidade É DOENÇA e GRAVE. Essas posturas fazem com que o mundo tenha tanta dificuldade de entender que o peso extra não é falta de vergonha na cara, ou falta de vontade. É como se eu dissesse: SOU DIABÉTICA E ME ORGULHO... SOU HIPERTENSA E ME ORGULHO... Vocês conseguem imaginar alguém com orgulho de ter leucemia?
A obesidade é uma doença que causa transtornos emocionais, solidão, baixa estima, depressão, humilhações públicas, além de transtornos físicos como danos nos órgãos vitais (fígado, coração, pulmão)... Por isso eu digo para todas as pessoas obesas, em especial as mórbidas: A VIDA TEM MUITO A NOS OFERECER... VAMOS NOS ORGULHAR SIM, MAS DE SERMOS FORTES, DE TERMOS CORAGEM DE MUDAR, DE FAZER ALGO POR NÓS MESMAS, DE VENCER NOSSOS MEDOS E COMPULSÕES. VAMOS APRENDER A AMAR DE VERDADE, A FAZER ALGO POR NÓS. NENHUMA DECISÃO NA VIDA É FACIL, MAS NOSSA HISTÓRIA DE SOFRIMENTO FEZ E FAZ DE NÓS PESSOAS DE AÇO! E AQUELES QUE VERDADEIRAMENTE NOS AMAM, SERÃO OS PRIMEIROS A NOS APOIAR!!!
Não quero aqui fazer apologia a cirurgia... Faço apologia ao auto-amor!!! Procurar ajuda é sempre sinal de caráter e prenúncio de vitória!!
Para os amigos ansiosos, ainda não pesei... Mas o relógio de pulso que estava apertado, está completamente largo... hehehe. Da próxima vez que eu escrever já terei pesado!!!
Beijos e mais beijos!

2 comentários:

  1. Prima que orgulho de vc!!!
    Fé em Deus , vamo que vamo
    Beijos
    Ana Zambelli

    ResponderExcluir
  2. Babi, estou mega orgulhosa de vc. Eu tb vivo isso, e para quem ERA magra é muito difícil. Estou no Vigilantes do Peso pq não tenho IMC pra cirurgia, mas cheguei a ir em um médico pq não aguentava mais. Como não posso fazer, preciso fazer de algum jeito e resolvi encaarar mais uma vez o emagrecimento. Tem sido difícil, mas cada grama é uma vitória. Que maravilha é sair do grupo de risco de morte, sair das referencias negativas, comprar roupa sem dificuldade... e não ganhar o lugar no metrô pa acham que estou grávida.... hehehe.
    Estamos juntas na luta, AMO VC MINHA IRMÃ!!!!
    Didi

    ResponderExcluir